Atenção: Certifique-se de sempre utilizar a última versão do Adobe PDF Reader DC.  A última versão pode ser obtida em aqui.
Certificados de Análises Assinados Digitalmente

A SGS Geosol tem a satisfação de comunicar que a partir de Novembro de 2012, todos os Certificados de Análises no formato PDF (Portable Document Format) passam a ser emitidos com Assinaturas Digitais.

O que é uma Assinatura Digital

A assinatura digital de documentos PDF é um processo criptográfico baseado em Certificações Digitais que, aplicadas aos arquivos PDF, garantem que o documento foi emitido pela SGS Geosol e que não sofreu nenhuma modificação desde sua emissão. Esse processo é baseado na mesma tecnologia de chaves criptográficas assimétricas utilizada por bancos e outras entidades na Internet para garantir a segurança dos dados trafegados.

As principais vantagens em receber os Certificados de Análise assinados digitalmente são:

  • Garantia de autenticidade: é possível confirmar que o Certificado de Análise foi emitido pela SGS Geosol;
  • Proteção contra alteração: qualquer modificação feita no arquivo PDF após ele ter sido assinado invalida a assinatura;
  • Cópias são também assinadas: quaisquer cópias feitas do arquivo também contém a assinatura digital e sua autenticidade pode ser verificada quando necessário;
  • A assinatura digital é parte do arquivo PDF e sua validade pode ser verificada em qualquer momento no futuro quando o cliente considerar necessário;
  • Documentos que sejam identificados como contendo uma assinatura INVÁLIDA podem ter sido modificados ou adulterados e não são confiáveis.

Para saber mais sobre como funcionam as assinaturas digitais, veja esse artigo [pt.wikipedia.org].

Como isso afeta quem recebe o Certificado de Análises?

A assinatura digital não afeta a habilidade de qualquer pessoa abrir, ler ou imprimir os Certificados de Análises.

Note, entretanto, que se o software Acrobat Reader não for configurado para reconhecer documentos assinados digitalmente pela SGS Geosol, a seguinte mensagem será exibida quando um documento assinado for aberto: “A certificação por *.sgsgeosol.com.br é inválida.”

Para verificar o motivo porque o Adobe Reader está informando que a assinatura é inválida, é necessário abrir o painel de assinaturas. A informação mais importante no painel de assinaturas é a informação se o documento foi ou não modificado após ser certificado.

Na figura abaixo é possível ver que, a despeito da assinatura ser considerada inválida, o Adobe Reader informa que o documento não foi modificado desde que foi certificado”.

Isso significa que nenhuma alteração foi feita no documento desde que ele foi assinado usando o certificado “*.sgsgeosol.com.br”. Para ter certeza de que o laudo é autêntico, é necessário verificar o certificado, conforme explicado na Seção sobre validação, mais abaixo.

Portanto, sempre se certifique que o Adobe Reader informe que o documento não foi modificado e verifique que o certificado usado na assinatura é autêntico. Caso a mensagem no painel de assinaturas indique que o documento foi modificado ou a impressão digital SHA1 do certificado não estiver correta, entre em contato imediatamente com o SAC da SGS Geosol.

Se você deseja verificar a autenticidade de vários laudos, então deve seguir o procedimento descrito abaixo para configurar o Adobe Reader para automaticamente verificar a validade e autenticidade de laudos assinados digitalmente.

Adobe Reader indicando que a assinatura é inválida, mas mostrando que o documento não foi modificado desde que foi assinado

Figura 1

ATENÇÃO: A assinatura digital também será invalidada caso um arquivo PDF assinado seja aberto em um visualizador ou editor de PDFs e depois usada a opção “Salvar Como”. QUALQUER alteração no arquivo original invalida a assinatura. Nesse caso, o Adobe não só irá mostrar a assinatura como inválida, como vai indicar que o documento FOI modificado desde que foi certificado.

Como configurar para que o Adobe Reader DC reconheça automaticamente a assinatura em seu computador

O processo de configuração é simples e deve ser feito em qualquer computador no qual o cliente deseje conseguir verificar a validade da assinatura digital em certificados PDF enviados pela SGS Geosol. Essa configuração é feita somente uma vez em cada computador. A partir da configuração inicial em um computador, todos os certificados em PDF enviados pela SGS Geosol que forem abertos nesse computador terão sua validade verificada automaticamente.

Para poder validar a assinatura digital, o computador deve ter instalado o software Adobe Acrobat Reader DC. Esse aplicativo é distribuído gratuitamente e pode ser obtido no site da Adobe. Para instalar o software no computador, é necessário fazer o login com uma conta com direitos de administrador. Após instalado esse aplicativo (ou se ele já estava instalado no computador), é preciso fazer uma configuração simples:

  • Abra o aplicativo, selecione o menu no canto superior esquerdo e então a opção “Preferências”
  • Dentro da janela de preferências, selecione, no lado esquerdo, a opção “Assinaturas” e clique, dentro de “Verificação”, o botão “Mais”
  • Dentro da caixa “Integração com o Windows” marque as opções “Validando assinaturas” e “Validando documentos certificados”, conforme a imagem abaixo
Dentro das preferências do Adobe Reader DC, selecione "Assinaturas" e dentro de "Verificação", o botão "Mais". Verifique que as duas opções dentro da seção "Integração com Windows" estejam marcadas.

Figura 2

Agora é necessário importar o certificado da SGS Geosol para que o Adobe Reader reconheça corretamente a assinatura como válida. Para tanto, siga os seguintes passos:

  • Abra um certificado de análise da SGS Geosol dentro do Adobe Reader (um arquivo PDF contendo resultados de análise)
  • Dentro do painel de assinaturas, clique para expandir “Certificado por *.sgsgeosol.com.br” e, na sequencia, o item “Detalhes da assinatura” e então clique em “Detalhes do certificado”.
  • Isso vai abrir a janela de detalhes do certificado. Na aba “Resumo”, clique no botão “Exportar”, conforme indicado na imagem abaixo.
Exportando o certificado mostrado no Adobe Reader

Figura 3

  • Na primeira tela da janela de exportação, selecione o formato do certificado a ser exportado como “Arquivo de certificado, conforme aparece na imagem a seguir. Em seguida, clique em “Próximo”
Selecione o formato "Arquivo de certificado"

Figura 4

  • Na próxima tela, clique em “Procurar” e selecione um local e nome para o arquivo de certificado a ser exportado.
Selecione uma pasta (como "Documentos", por exemplo) e escreva o nome desejado para o arquivo no campo "Nome"; Depois clique em "Salvar"

Figura 5

  • Agora que o certificado foi exportado,  basta importá-lo no Windows. Para isso, clique duas vezes no arquivo de certificado gravado no passo anterior. Por exemplo, se você salvou o arquivo com nome “sgsgeosol.cer” na pasta “Documentos”, abra a pasta no Windows Explorer e clique duas vezes sobre esse arquivo. Uma janela aparecerá mostrando as informações do certificado.
  • Na tela do certificado, clique no botão “Instalar certificado” e, na janela do “Assistente para Importação de Certificados”, clique em “Avançar”, conforme aparece na imagem a seguir.

Figura 6

  • Na próxima tela do Assistente, selecione a opção “Colocar todos os certificados no repositório a seguir” e clique no botão “Procurar…”. Dentro da janela de seleção de repositório, selecione o item “Autoridades de Certificação Raiz Confiáveis” e em seguida clique em “OK”, conforme pode ser visto na imagem abaixo.

Figura 7

 

  • De volta à janela do Assistente, clique em “Avançar” e, na sequência, em “Concluir”.
  • O Assistente fará então a importação do certificado, o que pode demorar alguns minutos.
  • Eventualmente, o Assistente mostrará uma mensagem pedindo a confirmação da importação do certificado, conforme pode ser visto na Figura 8.
  • Verifique se o valor informado na tela para o campo “Impressão Digital (sha1)” bate exatamente com um dos valores SHA1 mostrados na Tabela abaixo
  • Caso o SHA1 esteja correto, clique em “Sim” para finalizar a instalação do certificado. Por outro lado, se o SHA1 não corresponde aos valores mostrados na Tabela, entre em contato imediatamente com o SAC da SGS Geosol.
Confirmacao da importacao do certificado

Figura 8

  • Uma vez instalado o certificado, basta fechar o Adobe Reader DC (caso ainda esteja aberto) e reabrir o arquivo PDF contendo o certificado de análise da SGS Geosol. Agora o Adobe Reader reconhecerá corretamente a validade da assinatura, como pode ser visto abaixo

Figura 9

O processo de instalação do certificado digital descrito acima precisa ser feito apenas uma vez por ano em cada usuário/computador aonde essa verificação de autenticidade precisa ser feita. Uma vez instalado o certificado, qualquer laudo emitido pela SGS Geosol que tenha sido assinado por esse certificado será corretamente identificado com assinatura válida pelo Adobe Reader.

Entretanto, por motivos de segurança, os certificados usados pela SGS Geosol para assinar os laudos em PDF são renovados todos os anos. Portanto, após a virada de um ano para outro, será necessário repetir o processo de instalação descrito acima para que sejam reconhecidos laudos que forem assinados pelo novo certificado. Ou seja, no começo de cada ano, novos laudos poderão aparecer com “assinatura inválida”, pois foram assinados com um novo certificado. Nesse caso, basta repetir o processo de instalação descrito acima para que os novos laudos daquele ano tenham a assinatura corretamente identificada como válida.

O mesmo vale para laudos antigos. Por exemplo, se você instalou o certificado do ano de 2023, mas precisa verificar a validade da assinatura de um laudo emitido em 2022, então precisará instalar o certificado de 2022 para que a assinatura digital desse laudo seja considerada como válida. Para tanto, basta abrir o laudo de 2022 e seguir o procedimento de exportação e instalação do certificado conforme descrito acima. Resumindo, você precisará instalar um certificado para cada ano correspondente à data de emissão dos laudos em PDF que deseja verificar ou validar.

Verificando que o certificado da SGS Geosol usado na assinatura é legítimo

A importação do certificado descrita acima não é estritamente necessária para verificar a validade da assinatura digital do laudo, independentemente do que o Adobe Reader informa sobre a validade. Para que o Adobe Reader declare a validade da assinatura, é necessário importar o certificado como descrito acima. Mas mesmo sem fazer essa configuração, o usuário pode verificar se a assinatura é válida ou não. Para tanto, basta seguir o procedimento abaixo:

  1. Abra o PDF do laudo/certificado no Adobe Reader (ou outro leitor de PDF que suporte assinaturas digitais, como o Foxit Reader, por exemplo)
  2. Abra o painel de assinaturas. No painel de assinatura, o usuário deve verificar que o Adobe Reader informa que o “Documento não foi modificado desde que foi certificado” (veja a Figura 1 acima)
  3. Dentro do painel assinatura, expandir “Detalhes da assinatura” e selecionar “Detalhes do certificado”; Na aba “Resumo”, verificar as datas de validade do certificado (ver a Figura 3 acima). Dentro da tela do certificado selecionar a aba “Detalhes” e encontrar o item “Compilação SHA1” (ver a Figura 10 abaixo)
  4. Conferir se o Valor do SHA1 do certificado, como mostrado pelo Adobe Reader, bate exatamente com um dos valores mostrados na tabela a seguir (levando em consideração as datas de validade do certificado que aparecem na aba “Resumo”, como aparece na Figura 3 acima, e batendo as datas com a coluna “Validade” da tabela abaixo).
  5. Se o SHA1 for exatamente o mesmo para o certificado de acordo com a validade e se a o Adobe Reader indica que o “Documento não foi modificado desde que foi certificado”, então a assinatura digital é válida e garante que o laudo nao foi adulterado e é autêntico
  6. Se o SHA1 não for exatamente o mesmo, ou se o Adobe Reader indicar que o documento foi alterado, favor entrar em contato imediatamente com o SAC da SGS Geosol

 

ANO Impressão Digital SHA1 do Certificado Validade
2024
2E:25:E4:0E:1D:94:A9:3E:FB:98:83:85:0E:D2:11:BC:B0:04:AC:51
28/12/2023-04/01/2025
2023
57:2A:26:42:8B:74:0E:9A:1A:88:C8:00:70:1A:F0:55:74:FC:95:33
05/12/2022-06/01/2024
2022
61:F0:86:88:47:42:9A:58:87:BF:EA:9B:B5:B9:18:8E:80:96:62:6C
09/12/2021-10/12/2022
2021
A3:AD:44:2B:9E:46:EA:8F:37:1B:F0:77:18:04:0E:10:CC:40:FB:95
09/11/2020-11/12/2021
2019 – 2020
5F:6E:7A:9E:DF:F8:5E:B0:34:7B:9B:9E:DB:FB:A5:4E:A5:0E:11:45
14/11/2018-14/11/2020
2015 – 2018
CE:F1:A7:17:7A:5F:8F:A7:AF:F8:51:E6:98:A8:6B:96:4E:E4:45:7D
11/05/2015-11/09/2018

 

Tela do Visualizador de Certificados do Adobe Reader mostrando a Compilação SHA1 do certificado.

Figura 10